topo
linha2

Fotogaleria

 

» Home » Crónicas e Artigos » Rui Pedro Ávila » O Eng. Roberto Soares, como provedor,
trouxe a Misericórdia das Lajes para a modernidade

 

O Eng. Roberto Soares, como provedor,
trouxe a Misericórdia das Lajes para a modernidade

 

Eng. Roberto Soares

Há muitos anos, reativou-se a Santa Casa da Misericórdia das Lajes e as restantes do Pico, a quem o governo do Estado Novo atribuiu a gestão dos Postos Clínicos que a expensas de verbas de diversas proveniências: Junta Geral do Distrito Autónomo, Ministério da Saúde e outras, foram construídos nas três vilas do Pico, em fins da década de cinquenta, princípios da década de sessenta. Assim as três Santas Casas da Ilha do Pico voltaram a ter atividade social, não só com o apoio financeiro dos irmãos mas quase sempre através da subsidiação estatal.

Depois com o regime autonómico advindo da revolução dos cravos, ficaram as Misericórdias novamente sem atividade, já que os seus Postos clínicos-Hospitais foram intervencionados, primeiro pela administração da república e depois pela administração regional autónoma, sendo que há poucos anos, em S. Roque, e com a construção do novo centro de saúde, o antigo edifício foi devolvido à Misericórdia nortenha, onde hoje está instalado o Lar Rainha Santa Isabel. Nas Lajes tal não aconteceu.

Mas as Misericórdias não baixaram os braços e nas Lajes e em São Roque lançaram-se noutras valências: primeiro com Jardim de Infância e logo depois com creches.

A Misericórdia das Lajes entretanto foi fazendo o seu percurso, passando por várias mesas administrativas até que há cerca de duas dezenas de anos, uma equipa liderada pelo Eng. Roberto Soares assumiu a sua gerência até hoje. E com enorme sucesso, é bom que se reconheça, em abono da verdade.

A ampliação do Jardim de Infância, compra de um terreno na Silveira, compra de uma casa na Piedade onde veio a ser instalado o primeiro Lar de Idosos do concelho. Em boa hora foi abandonada a ideia da construção do Lar de Idosos na Silveira, quase ou coincidente com a notável doação pelo seu patrono, do edifício onde hoje se encontra o atual Lar de Idosos Calvino Santos. A par destas, outras foram surgindo: apoio domiciliário em higiene e refeições, aproveitamento agropecuário das propriedades agrícolas que foram recebendo em doações, modernização da gestão com a entrada de pessoal especializado, abertura da parafarmácia e criação do seu espaço virtual - http://www.scmlp.pt/. Seguir-se-á a ampliação do Lar da Piedade. Através do seu sitio da internet podemos hoje concretizar as diversas valências da instituição: Infantário Arco-Íris; Pólo de prevenção e Combate à violência doméstica da ilha do Pico; Protocolo Rendimento Social de Inserção; Lar de Idosos Calvino dos Santos; Lar de Idosos Senhora da Piedade; Apoio domiciliário e Parafarmácia, além de outros conteúdos como: Documentos Oficiais, Prédios para venda, Irmãos, Voluntariado ou ainda notícias sobre a instituição.

Sem procurar ser exaustivo, estas são algumas das várias medidas implementadas, durante a gestão do Provedor Roberto Soares.

Naturalmente tudo tem o seu tempo e depois de sucessivamente sufragado em diversos atos eleitorais, Roberto Soares decidiu não se recandidatar, abrindo espaço a uma nova administração da Misericórdia das Lajes. Assim no passado dia 17 de Dezembro de 2013, a Assembleia Geral elegeu a única lista apresentada a sufrágio, tendo como provedora a Dra. Ana Maria dos Santos Silva e Jorge, para o mandato 2014/2016.

No último domingo, a mesa administrativa cessante promoveu uma Festa de Natal para todos os irmãos, funcionários e utentes, onde já esteve presente a novel provedora que tomará posse a 11 de Janeiro.

Faz-se assim a tal “transição pacífica” para bem da instituição.

Auguramos muitos sucessos à nova Mesa Administrativa na pessoa da Dra. Ana Jorge e manifestamos o nosso apreço ao amigo Eng. Roberto Soares, com quem tivemos a oportunidade de trabalhar e apreciar a sua dinâmica gestionária, aquando do mandato que exerci na Misericórdia de São Roque.

É nossa convicção que a Santa Casa da Misericórdia das Lajes continuará em boas mãos.

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

  Voltar para Crónicas e Artigos

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007